[TUTORIAL] Acessar o objeto pai de algum hit.
5 participantes
Página 1 de 1
[TUTORIAL] Acessar o objeto pai de algum hit.
Olá pessoal, estou trazendo um comando bastante simples a vocês, porém, bastante útil.
Quando utilizamos raycast, colisões ou diversas outras coisas que retornem um 'hit', podemos nos referir a este objeto com o qual o nosso raio colidiu. Mas as vezes não queremos nos referir diretamente ao transform que recebeu o 'hit' (por exemplo, um colisor interno de algum modelo 3D). As vezes precisamos nos referir diretamente ao transform "PAI" deste objeto em questão, e para isto, usar transform.parent só vai servir se você souber exatamente como é a hierarquia do objeto.
Quando vamos usar um hit.collider.transform ou algo assim e queremos saber qual é o transform 'pai' desse objeto, basta utilizar o comando .root, e vamos conseguir acessar o objeto pai diretamente, exemplo:
Em resumo, este comando retorna o 'transform' mais alto da hierarquia ao qual o hit, ou collision, ou o que for, estiver se referindo.
Quando utilizamos raycast, colisões ou diversas outras coisas que retornem um 'hit', podemos nos referir a este objeto com o qual o nosso raio colidiu. Mas as vezes não queremos nos referir diretamente ao transform que recebeu o 'hit' (por exemplo, um colisor interno de algum modelo 3D). As vezes precisamos nos referir diretamente ao transform "PAI" deste objeto em questão, e para isto, usar transform.parent só vai servir se você souber exatamente como é a hierarquia do objeto.
Quando vamos usar um hit.collider.transform ou algo assim e queremos saber qual é o transform 'pai' desse objeto, basta utilizar o comando .root, e vamos conseguir acessar o objeto pai diretamente, exemplo:
- Código:
void OnCollisionEnter(Collision collision){
Debug.Log (collision.transform);//printa o objeto que o raio colidiu
Debug.Log (collision.transform.root);//printa o objeto pai de onde o raio colidiu
}
Em resumo, este comando retorna o 'transform' mais alto da hierarquia ao qual o hit, ou collision, ou o que for, estiver se referindo.
Re: [TUTORIAL] Acessar o objeto pai de algum hit.
Show!MarcosSchultz escreveu:Olá pessoal, estou trazendo um comando bastante simples a vocês, porém, bastante útil.
Quando utilizamos raycast, colisões ou diversas outras coisas que retornem um 'hit', podemos nos referir a este objeto com o qual o nosso raio colidiu. Mas as vezes não queremos nos referir diretamente ao transform que recebeu o 'hit' (por exemplo, um colisor interno de algum modelo 3D). As vezes precisamos nos referir diretamente ao transform "PAI" deste objeto em questão, e para isto, usar transform.parent só vai servir se você souber exatamente como é a hierarquia do objeto.
Quando vamos usar um hit.collider.transform ou algo assim e queremos saber qual é o transform 'pai' desse objeto, basta utilizar o comando .root, e vamos conseguir acessar o objeto pai diretamente, exemplo:
- Código:
void OnCollisionEnter(Collision collision){
Debug.Log (collision.transform);//printa o objeto que o raio colidiu
Debug.Log (collision.transform.root);//printa o objeto pai de onde o raio colidiu
}
Em resumo, este comando retorna o 'transform' mais alto da hierarquia ao qual o hit, ou collision, ou o que for, estiver se referindo.
Re: [TUTORIAL] Acessar o objeto pai de algum hit.
Muito boa dica, existe uma grande diferença entre o objeto como um todo e o objeto pai, e tem gente que se confunde muito com isso e pode acabar por usar os meios errados na hora de programar, então essa dica é muito útil, valeu.
Re: [TUTORIAL] Acessar o objeto pai de algum hit.
E quando quero me referir a um objeto filho dentro do pai?
Meu objeto pai se chama Zumbi. Com uma tag "Inimigo".
Oq quero é: Quando eu acertar a cabeça do Zumbi ele vai morrer instantâneo, se n acertar, ele vai tomar 15 de dano.
Meu script está no Zumbi(pai).
Meu objeto pai se chama Zumbi. Com uma tag "Inimigo".
Oq quero é: Quando eu acertar a cabeça do Zumbi ele vai morrer instantâneo, se n acertar, ele vai tomar 15 de dano.
Meu script está no Zumbi(pai).
MartinsCG- Iniciante
- PONTOS : 1246
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras :
Re: [TUTORIAL] Acessar o objeto pai de algum hit.
Tem varias maneiras, na minha cabeça a mais fácil seria você criar um Sphere Collider na cabeça do seu zumbi, assim vc pode checar, se a capsula pegou nele, vc da o hitkill senão da os 15 de dano.MartinsCG escreveu:E quando quero me referir a um objeto filho dentro do pai?
Meu objeto pai se chama Zumbi. Com uma tag "Inimigo".
Oq quero é: Quando eu acertar a cabeça do Zumbi ele vai morrer instantâneo, se n acertar, ele vai tomar 15 de dano.
Meu script está no Zumbi(pai).
igorobm- MembroAvançado
- PONTOS : 2646
REPUTAÇÃO : 38
Idade : 27
Áreas de atuação : Discord -> 163979429742116864
Respeito as regras :
Tópicos semelhantes
» alguém conhece algum tutorial de como fazer um objeto destruir em pedaços...
» [TUTORIAL] Acessar um .txt
» como acessar a tag de um objeto por Script?
» Algum tutorial 2D no fórum?
» Erro ao tentar acessar o filho de um objeto.
» [TUTORIAL] Acessar um .txt
» como acessar a tag de um objeto por Script?
» Algum tutorial 2D no fórum?
» Erro ao tentar acessar o filho de um objeto.
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos