Preciso de ajuda com Programação no Unity
4 participantes
Página 1 de 1
Preciso de ajuda com Programação no Unity
Bem, sou novato (novatão mesmo) no Unity, quero muito aprender a linguagem de programação dele, podem me recomendar tutoriais? Não consegui achar nenhum (por blog) que ajudasse muito
Fabroid- Iniciante
- PONTOS : 2705
REPUTAÇÃO : 4
Respeito as regras :
Re: Preciso de ajuda com Programação no Unity
Bom, se você não manja nada de programação recomendo que comece estudando lógica:
https://www.youtube.com/watch?v=8mei6uVttho&list=PLHz_AreHm4dmSj0MHol_aoNYCSGFqvfXV
caso ja saiba sobre logica de programação recomendo os videos do marcos sobre c# na unity:
https://www.youtube.com/playlist?list=PL0TaCOFAHoO-Wpq6FuN9gwr7WAdPEKUnh
https://www.youtube.com/watch?v=8mei6uVttho&list=PLHz_AreHm4dmSj0MHol_aoNYCSGFqvfXV
caso ja saiba sobre logica de programação recomendo os videos do marcos sobre c# na unity:
https://www.youtube.com/playlist?list=PL0TaCOFAHoO-Wpq6FuN9gwr7WAdPEKUnh
kalel013- Avançado
- PONTOS : 2957
REPUTAÇÃO : 30
Idade : 23
Áreas de atuação : Artista 3d (blender), iniciante em programação (python e PHP), iniciante em arte 2d (InkScape)
Respeito as regras :
Re: Preciso de ajuda com Programação no Unity
Outra duvida que não sai da minha cabeça, porque é necessário em todo o script em certas linhas ter . ou ) ou } ?kalel013 escreveu:Bom, se você não manja nada de programação recomendo que comece estudando lógica:
https://www.youtube.com/watch?v=8mei6uVttho&list=PLHz_AreHm4dmSj0MHol_aoNYCSGFqvfXV
caso ja saiba sobre logica de programação recomendo os videos do marcos sobre c# na unity:
https://www.youtube.com/playlist?list=PL0TaCOFAHoO-Wpq6FuN9gwr7WAdPEKUnh
Fabroid- Iniciante
- PONTOS : 2705
REPUTAÇÃO : 4
Respeito as regras :
Re: Preciso de ajuda com Programação no Unity
São regras da linguagem de programação, igual as regras de portugues por exemplo, pra escrever certo deve conhecer as regras de como escrever de cada lingua/linguagem.
O .(ponto) é usado para acessar um metodo ou propriedade ou variavel de uma classe.
Se uma classe tem um metodo Jogar por exemplo voce pode acessa-lo com o . (ponto)
Ja o {} (as chaves) são para limitar um bloco de comando,classes ...
Toda classe tem { (aspas aberta) pra simbolizar que é o começo de uma classe, e no final apresenta } (aspas fechadas) pra simbolizar o fim da classe. Ou seja tudo que estiver dentro dessas {} vai ser o conteudo(corpo) da classe, é uam forma de limita-la.
Ja os () são mais usados em comparações logicas e calculos matematicos, o uso deles pode dar precedencia a algum calculo por exemplo:
Mas vamos dizer que voce quer que o numero 1 e 2 seja somado primeiro e so depois multiplique por 3, então voce pode usar () pra dar precedencia a soma do 1 e 2.
Isso tudo voce vai aprendendo aos pouco vendo logica e algoritmo e depois ja fica "gravado" na sua cabeça.
Então estudo logica de programação e algoritmos(pratique tambem) e depois começe a aprender a linguagem que voce quer usar(no caso C#).
A algum tempo fiz uns slides bem simples de logica de programação, se quiser pode acessa-lo: http://pt.slideshare.net/Manawydan/logica-programar
Boa sorte!
O .(ponto) é usado para acessar um metodo ou propriedade ou variavel de uma classe.
Se uma classe tem um metodo Jogar por exemplo voce pode acessa-lo com o . (ponto)
Ja o {} (as chaves) são para limitar um bloco de comando,classes ...
Toda classe tem { (aspas aberta) pra simbolizar que é o começo de uma classe, e no final apresenta } (aspas fechadas) pra simbolizar o fim da classe. Ou seja tudo que estiver dentro dessas {} vai ser o conteudo(corpo) da classe, é uam forma de limita-la.
Ja os () são mais usados em comparações logicas e calculos matematicos, o uso deles pode dar precedencia a algum calculo por exemplo:
- Código:
int x = 1+2*3;
Mas vamos dizer que voce quer que o numero 1 e 2 seja somado primeiro e so depois multiplique por 3, então voce pode usar () pra dar precedencia a soma do 1 e 2.
- Código:
int x = (1+2)*3;
Isso tudo voce vai aprendendo aos pouco vendo logica e algoritmo e depois ja fica "gravado" na sua cabeça.
Então estudo logica de programação e algoritmos(pratique tambem) e depois começe a aprender a linguagem que voce quer usar(no caso C#).
A algum tempo fiz uns slides bem simples de logica de programação, se quiser pode acessa-lo: http://pt.slideshare.net/Manawydan/logica-programar
Boa sorte!
Re: Preciso de ajuda com Programação no Unity
Muito obrigado, ajudou muito :DManawydan escreveu:São regras da linguagem de programação, igual as regras de portugues por exemplo, pra escrever certo deve conhecer as regras de como escrever de cada lingua/linguagem.
O .(ponto) é usado para acessar um metodo ou propriedade ou variavel de uma classe.
Se uma classe tem um metodo Jogar por exemplo voce pode acessa-lo com o . (ponto)
Ja o {} (as chaves) são para limitar um bloco de comando,classes ...
Toda classe tem { (aspas aberta) pra simbolizar que é o começo de uma classe, e no final apresenta } (aspas fechadas) pra simbolizar o fim da classe. Ou seja tudo que estiver dentro dessas {} vai ser o conteudo(corpo) da classe, é uam forma de limita-la.
Ja os () são mais usados em comparações logicas e calculos matematicos, o uso deles pode dar precedencia a algum calculo por exemplo:X vai receber o valor 7, pq na matematica primeiro vem a multiplicação invez da adição.
- Código:
int x = 1+2*3;
Mas vamos dizer que voce quer que o numero 1 e 2 seja somado primeiro e so depois multiplique por 3, então voce pode usar () pra dar precedencia a soma do 1 e 2.Agora X vai valer 9, pq primeiro somou 1+2 que da 3, e multiplicou por 3, logo 3x3 = 9.
- Código:
int x = (1+2)*3;
Isso tudo voce vai aprendendo aos pouco vendo logica e algoritmo e depois ja fica "gravado" na sua cabeça.
Então estudo logica de programação e algoritmos(pratique tambem) e depois começe a aprender a linguagem que voce quer usar(no caso C#).
A algum tempo fiz uns slides bem simples de logica de programação, se quiser pode acessa-lo: http://pt.slideshare.net/Manawydan/logica-programar
Boa sorte!
Mas pra "fechar esse tópico de vez, porque as vezes temos que usar duas vezes o ( por exemplo:
(Exemplo((Pergunta.Duvida_))
Isso é o que me confunde as vezes, tipo, porque e quando eu terei que usar isso
Fabroid- Iniciante
- PONTOS : 2705
REPUTAÇÃO : 4
Respeito as regras :
Re: Preciso de ajuda com Programação no Unity
Primeiramente, acho que você foi o único que veio aqui no forum pesquisando da forma correta.... Todos os iniciantes que vi aqui vinham com scripts prontos, querendo que a gente fizesse milagre para eles, procurando coisas prontas... Você não, você tem interesse em aprender. Continue assim man, tmj!!
Vamos lá. Parênteses têm múltiplas funções.
1° função: mudar a regra de cálculo uma expressão.
2° função: indicação de métodos.
Função 1:
O nosso amigo Manawydan já respondeu bastante coisa, então vou só resumir. Matematicamente falando:
3 + 3 * 3 = 12
(3 + 3) * 3 = 18
Então você pode usar o parênteses na programação para indicar uma conta antes da multiplicação. Como você é iniciante, em seu nível de programação você ainda não vai encontrar casos assim, mas à medida que seus projetos forem evoluindo, você vai precisar muito disso, e é para isso que estamos aqui, para lhe ajudar.
Função 2:
Basicamente, a programação é formada por métodos pré-definidos pelo compilador. Quando utilizamos um If, por exemplo, este é um método feito pelo próprio compilador que tem a função de verificar.
Mas ele vai verificar o quê?
A resposta desta pergunta está dentro do parênteses
Beleza. Você disse para o compilador o seguinte: "Se o valorX for maior do que o valorY".
Está incompleto, percebe? Minha mãe costumava falar assim pra mim:
"Se você não lavar essa louça até eu voltar, você vai levar uma surra pivete".
Note que ela pôs uma condição(se você não lavar a louça...), e em seguida, ela deu a resposta(você vai levar uma surra demônio).
Programação é a mesma coisa:
Então o compilador vai verificar se eu lavei a louça ou não. Se a resposta for verdadeira, ou seja, se eu não tiver lavado a louça, ele vai executar a função de bater em mim. Caso a resposta for falsa, ou seja, se eu lavei a louça, thug life memo pq noix supera as expectativas . Zoas. Ele nem verifica o que está dentro das chaves. Simplesmente ignora o If e pula pras próximas linhas.
E como vou saber em quais métodos usar parênteses?
Errando. Isso mesmo, errando. Não há outra maneira. Você não vai conseguir decorar todos os métodos do Unity. À cada projeto que você for fazendo, você vai precisar de novos métodos. E cada vez que você tentar usar esses métodos, você vai esquentar um pouco a cabeça, vai pesquisar, aprender a usá-los, e depois nunca mais vai esquecer como usar. E se esquecer, só de olhar um Exemplo do Unity Reference você lembra de novo. É que nem andar de bicicleta man, perde o jeito mas nunca esquece.
Então não esquenta muito com isso não. A melhor forma de se aprender a programar é assim: vê um vídeo, e quando o vídeo acabar, tente refazer o que o cara do vídeo fez sem olhar no vídeo (é como fazer uma prova sem colar).
Se você não conseguir, não esquenta, é super normal. Aí você volta no vídeo e tenta fazer junto com ele.
Depois que terminar de fazer o projeto igual a ele, tente novamente fazer sem olhar no vídeo. E assim vai meu mlk, tu vai longe assim! Espero ter ajudado, flws.
Vamos lá. Parênteses têm múltiplas funções.
1° função: mudar a regra de cálculo uma expressão.
2° função: indicação de métodos.
Função 1:
O nosso amigo Manawydan já respondeu bastante coisa, então vou só resumir. Matematicamente falando:
3 + 3 * 3 = 12
(3 + 3) * 3 = 18
Então você pode usar o parênteses na programação para indicar uma conta antes da multiplicação. Como você é iniciante, em seu nível de programação você ainda não vai encontrar casos assim, mas à medida que seus projetos forem evoluindo, você vai precisar muito disso, e é para isso que estamos aqui, para lhe ajudar.
Função 2:
Basicamente, a programação é formada por métodos pré-definidos pelo compilador. Quando utilizamos um If, por exemplo, este é um método feito pelo próprio compilador que tem a função de verificar.
Mas ele vai verificar o quê?
A resposta desta pergunta está dentro do parênteses
- Código:
if(valorX > valorY)
Beleza. Você disse para o compilador o seguinte: "Se o valorX for maior do que o valorY".
Está incompleto, percebe? Minha mãe costumava falar assim pra mim:
"Se você não lavar essa louça até eu voltar, você vai levar uma surra pivete".
Note que ela pôs uma condição(se você não lavar a louça...), e em seguida, ela deu a resposta(você vai levar uma surra demônio).
Programação é a mesma coisa:
- Código:
if(você não lavar a louça até eu voltar){
Tomar uma surra;
}
Então o compilador vai verificar se eu lavei a louça ou não. Se a resposta for verdadeira, ou seja, se eu não tiver lavado a louça, ele vai executar a função de bater em mim. Caso a resposta for falsa, ou seja, se eu lavei a louça, thug life memo pq noix supera as expectativas . Zoas. Ele nem verifica o que está dentro das chaves. Simplesmente ignora o If e pula pras próximas linhas.
E como vou saber em quais métodos usar parênteses?
Errando. Isso mesmo, errando. Não há outra maneira. Você não vai conseguir decorar todos os métodos do Unity. À cada projeto que você for fazendo, você vai precisar de novos métodos. E cada vez que você tentar usar esses métodos, você vai esquentar um pouco a cabeça, vai pesquisar, aprender a usá-los, e depois nunca mais vai esquecer como usar. E se esquecer, só de olhar um Exemplo do Unity Reference você lembra de novo. É que nem andar de bicicleta man, perde o jeito mas nunca esquece.
Então não esquenta muito com isso não. A melhor forma de se aprender a programar é assim: vê um vídeo, e quando o vídeo acabar, tente refazer o que o cara do vídeo fez sem olhar no vídeo (é como fazer uma prova sem colar).
Se você não conseguir, não esquenta, é super normal. Aí você volta no vídeo e tenta fazer junto com ele.
Depois que terminar de fazer o projeto igual a ele, tente novamente fazer sem olhar no vídeo. E assim vai meu mlk, tu vai longe assim! Espero ter ajudado, flws.
George Lucas Vieira- Avançado
- PONTOS : 3205
REPUTAÇÃO : 132
Idade : 21
Áreas de atuação : Programação, Modelagem e Animação.
Respeito as regras :
Re: Preciso de ajuda com Programação no Unity
Muito obrigado, de início ao fim, eu curto muito fazer manualmente, mesmo sendo novo eu gosto de me aplicar, mesmo não entendendo e tendo que perguntar muitas coisas, acho que por enquanto é só isso, eu to meio que usando três engines diferentes pra aprender mais, eu gosto muito do Unity, mas também dou valor ao Game Maker e ao Godot, que por sinal eu recomendo também pra quem quiser começar, o Godot por exemplo é OpenSource e dizem que é fácil de usar, e o Game Maker também dizem que é fácil de usar, mas pra mim todos são, mas por fim vou começar o meu projeto nos três, caso eu tenha mais dúvidas durante a programação eu faço um tópico aqui, Muito obrigado a todos :DGeorge Lucas Vieira escreveu:Primeiramente, acho que você foi o único que veio aqui no forum pesquisando da forma correta.... Todos os iniciantes que vi aqui vinham com scripts prontos, querendo que a gente fizesse milagre para eles, procurando coisas prontas... Você não, você tem interesse em aprender. Continue assim man, tmj!!
Vamos lá. Parênteses têm múltiplas funções.
1° função: mudar a regra de cálculo uma expressão.
2° função: indicação de métodos.
Função 1:
O nosso amigo Manawydan já respondeu bastante coisa, então vou só resumir. Matematicamente falando:
3 + 3 * 3 = 12
(3 + 3) * 3 = 18
Então você pode usar o parênteses na programação para indicar uma conta antes da multiplicação. Como você é iniciante, em seu nível de programação você ainda não vai encontrar casos assim, mas à medida que seus projetos forem evoluindo, você vai precisar muito disso, e é para isso que estamos aqui, para lhe ajudar.
Função 2:
Basicamente, a programação é formada por métodos pré-definidos pelo compilador. Quando utilizamos um If, por exemplo, este é um método feito pelo próprio compilador que tem a função de verificar.
Mas ele vai verificar o quê?
A resposta desta pergunta está dentro do parênteses
- Código:
if(valorX > valorY)
Beleza. Você disse para o compilador o seguinte: "Se o valorX for maior do que o valorY".
Está incompleto, percebe? Minha mãe costumava falar assim pra mim:
"Se você não lavar essa louça até eu voltar, você vai levar uma surra pivete".
Note que ela pôs uma condição(se você não lavar a louça...), e em seguida, ela deu a resposta(você vai levar uma surra demônio).
Programação é a mesma coisa:
- Código:
if(você não lavar a louça até eu voltar){
Tomar uma surra;
}
Então o compilador vai verificar se eu lavei a louça ou não. Se a resposta for verdadeira, ou seja, se eu não tiver lavado a louça, ele vai executar a função de bater em mim. Caso a resposta for falsa, ou seja, se eu lavei a louça, thug life memo pq noix supera as expectativas . Zoas. Ele nem verifica o que está dentro das chaves. Simplesmente ignora o If e pula pras próximas linhas.
E como vou saber em quais métodos usar parênteses?
Errando. Isso mesmo, errando. Não há outra maneira. Você não vai conseguir decorar todos os métodos do Unity. À cada projeto que você for fazendo, você vai precisar de novos métodos. E cada vez que você tentar usar esses métodos, você vai esquentar um pouco a cabeça, vai pesquisar, aprender a usá-los, e depois nunca mais vai esquecer como usar. E se esquecer, só de olhar um Exemplo do Unity Reference você lembra de novo. É que nem andar de bicicleta man, perde o jeito mas nunca esquece.
Então não esquenta muito com isso não. A melhor forma de se aprender a programar é assim: vê um vídeo, e quando o vídeo acabar, tente refazer o que o cara do vídeo fez sem olhar no vídeo (é como fazer uma prova sem colar).
Se você não conseguir, não esquenta, é super normal. Aí você volta no vídeo e tenta fazer junto com ele.
Depois que terminar de fazer o projeto igual a ele, tente novamente fazer sem olhar no vídeo. E assim vai meu mlk, tu vai longe assim! Espero ter ajudado, flws.
Fabroid- Iniciante
- PONTOS : 2705
REPUTAÇÃO : 4
Respeito as regras :
Tópicos semelhantes
» Preciso de ajuda com a Unity
» preciso de ajuda meu unity nao reconhece o áudios
» Preciso de ajuda para implementação do sistema de score no jogo na unity
» Preciso de alguém que saiba programação e Raycast
» Dificuldades com programação no Unity 5 2D
» preciso de ajuda meu unity nao reconhece o áudios
» Preciso de ajuda para implementação do sistema de score no jogo na unity
» Preciso de alguém que saiba programação e Raycast
» Dificuldades com programação no Unity 5 2D
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos